GARANTIA PELA QUALIDADE

Chama-se "garantia de qualidade" à garantia da manutenção de um certo nível de qualidade, em função dos objetivos visados. Declina-se assim sob a forma de referencial documental que formaliza os métodos aplicados para esse efeito. A norma 8402-94 dá a definição seguinte:


Conjunto das atividades preestabelecidas e sistemáticas aplicadas no quadro
do sistema de qualidade, e demonstrados como necessidade, para dar a confiança
apropriada em como uma entidade satisfará as exigências para a qualidade.
A garantia de qualidade tem assim como objetivo tranquilizar o cliente sobre a qualidade da prestação da empresa. Declina-se sob a forma de documento escrito, chamado "manual da garantia de qualidade", recapitulando o conjunto da política de qualidade da empresa.
A certificação ou acreditação é assim um reconhecimento escrito, de um terceiro independente, da conformidade de um serviço, um produto ou de um sistema a um nível de qualidade. A certificação faz-se geralmente em relação a uma norma, de preferência internacional. Entre as principais certificações citamosparticularmente:
  • A família ISO 9000 (ISO 9000, ISO 9001, IS0 9004, ISO 10011);
  • EFQM (European Foundation for Quality Management).



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário