Conjunto das atividades preestabelecidas e sistemáticas aplicadas no quadro
do sistema de qualidade, e demonstrados como necessidade, para dar a confiança
apropriada em como uma entidade satisfará as exigências para a qualidade.
do sistema de qualidade, e demonstrados como necessidade, para dar a confiança
apropriada em como uma entidade satisfará as exigências para a qualidade.
A garantia de qualidade tem assim como objetivo
tranquilizar o cliente sobre a qualidade da prestação da empresa.
Declina-se sob a forma de documento escrito, chamado "manual da garantia de qualidade", recapitulando o conjunto da política de qualidade da empresa.
A certificação ou acreditação é assim um
reconhecimento escrito, de um terceiro independente, da conformidade de
um serviço, um produto ou de um sistema a um nível de qualidade. A
certificação faz-se geralmente em relação a uma norma, de preferência
internacional. Entre as principais certificações
citamosparticularmente:
- A família ISO 9000 (ISO 9000, ISO 9001, IS0 9004, ISO 10011);
- EFQM (European Foundation for Quality Management).
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